
* A base destes dados é referente a maio de 2016.
Histórias de Empreendedores
Filha mais velha de nove irmãos, dividiu com os pais a responsabilidade de cuidar da família, da casa e da roça.
Um dos treze filhos do casal de agricultores, Benedito sempre foi estimulado pelos pais a estudar e trabalhar para ajudar no sustento da casa.
Everardo é um jovem pioneiro na criação de abelhas nativas na comunidade de Lagoa das Pedras.
Gilberlane desde muito jovem demonstrava autonomia nas tarefas de casa. Foi ensinado pela mãe a bordar e costurar para elevar sua renda.
Trabalhar na roça é uma atividade que Gilberto, aprendeu desde criança com o pai e repassou para os quatro filhos, que cresceram vendo ele trabalhar com agricultura de subsistência.
Após a formação empreendedora, Mikaele acessou o Fundo Veredas, estratégia da Adel para apoiar os jovens rurais que desejam empreender e criou a “Mika Looks”, uma loja especializada em roupas femininas
Michel é o filho caçula de três irmãos e, desde criança, acompanhou o pai na venda de peixes. Somente ele seguiu o ofício do pai e fortaleceu o desejo de um dia abrir o próprio negócio no local.
Em 2014, Patrícia participou da formação empreendedora e, após a formação, acessou o crédito do Fundo Veredas, e investiu em uma oficina metalúrgica com o companheiro.
Após seis meses no Programa Jovem Empreendedor (PJER), o jovem decidiu elaborar um projeto de negócio na área de computação e eletrônica
Romênia investiu na produção de mamão, empreendimento agrícola que condiz com as condições climáticas da comunidade, e conta com a parceria do pai dela.
Reconhecimento

15º Prêmio Marketing Best Responsabilidade Social (2016)
Indicada ao 15º Prêmio Marketing Best Responsabilidade Social promovido pela EDITORA REFERÊNCIA / REVISTA MARKETING e pelo MADIAMUNDOMARKETING, com o apoio da ABRAMARK – Academia Brasileira de Marketing e da agência Rae, MP.

Prêmio ODM Brasil (2013)
O Programa Jovem Empreendedor Rural foi vencedor na 5ª edição do Prêmio ODM Brasil pela contribuição para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).

Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social (2013)
O Programa Jovem Empreendedor Rural (PJER), foi reconhecido como uma tecnologia social, na categoria juventude.

Prêmio Fundo Itaú Excelência Social – FIES (2012)
O Programa Jovem Empreendedor Rural conquistou o prêmio nacional concedido pelo Fundo Itaú de Excelência Social – o FIES 2012

Visionaris- Prêmio Empreendedor Social UBS – 4ª edição (2012)
Foi uma das quatro instituições finalistas do prêmio que apoia o trabalho de empreendedores sociais. Promovido pela UBS AG, companhia líder no setor de serviços financeiros globais, em parceria com a Ashoka, organização internacional.

Prêmio Aliança de Empreendedorismo Comunitário (2012)
Concedido ao jovem Neto Ribeiro, participante do Programa Jovem Empreendedor Rural da Adel. Ele foi vencedor do 2º Prêmio Aliança de Empreendedorismo Comunitário, na categoria jovem empreendedor.
Prêmio ODM Brasil (2012)
Homenageada pelo Prêmio ODM Brasil pela contribuição para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). A Adel foi uma das instituições finalistas da 4ª edição do Prêmio ODM Brasil entre 1.638 práticas inscritas de todo o país.

Generosidade (2012)
Vencedora do Projeto Generosidade, da Editora Globo, e recebeu o valor de R$ 200 mil para continuar ações e projetos na área de desenvolvimento econômico local sustentável no semiárido cearense.

PNUD/Assembleia do Ceará – Eu Curto Essa Cidade (2011)
Vencedora com o projeto “Tecnologia Social de Fortalecimento da Agricultura Familiar”. O prêmio foi promovido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) em parceria com a Assembleia do Ceará.

Desafio Oportunidades Econômicas para Todos (2011)
Vencedora do Desafio Oportunidades Econômicas para Todos do Changemakers da Asshoka e Ebay Foundation. Concurso internacional on-line com o objetivo de encontrar ideias e iniciativas que estejam ajudando a dar forma ao campo de negócios sociais no mundo.

Prêmio Ozires Silva de Empreendedorismo Sustentável (2011)
Vencedora na categoria Cívico-Público entre as melhores iniciativas empreendedoras e sustentáveis que contribuem para o desenvolvimento local e regional. O concurso foi organizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Rede Paranaense de Comunicação (RPC).

Prêmio Nacional de Desenvolvimento Regional (2010)
Escolhida entre as cinco melhores Práticas Exitosas de Produção e Gestão Institucional, premiada pelo Ministério da Integração Nacional.

Prêmio Empreendedor Social de Futuro (2010)
Concedido ao diretor executivo da Adel, Wagner Gomes, em reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela organização. O Prêmio Empreendedor Social de Futuro tinha como objetivo identificar iniciativas sociais inovadoras em todo o Brasil. Promovido pela Folha de São Paulo e Fundação Schwab.

Prêmio Rosani Cunha de Desenvolvimento Social (2010)
Vencedora em segundo lugar entre as Melhores Práticas da Sociedade Civil na área de inclusão produtiva. O Prêmio Rosani Cunha é promovido pelo Ministério de Desenvolvimento Social (MDS), com o patrocínio da Caixa Econômica.