Seminário Resiliência e Desenvolvimento Local

Jovens do Projeto Diversidade e Empreendedorismo de Jovens Rurais em Pentecoste (CE)

A Agência de Desenvolvimento Econômico Local (Adel) realiza na próxima sexta-feira (5), em Pentecoste (CE), o Seminário Resiliência e Desenvolvimento Local – Um debate sobre o protagonismo e a cooperação de jovens rurais LGBT+. O evento marca a finalização do ciclo formativo do Projeto Diversidade e Empreendedorismo de Jovens Rurais, estratégia de fomento ao desenvolvimento de empreendimentos de negócios e de impacto socioambiental com jovens LGBT+ no Ceará.

O Seminário inicia às 9h e será realizado na escola profissionalizante Alan Pinho Tabosa, localizada na R. Maria Menezes Furtado, 105 – Vila Nova, Pentecoste (CE). O evento que é aberto ao público e conta com inscrições disponíveis no seguinte link: https://forms.gle/ohgm57EnURj3hhQL6, reúne parceiros, equipe Adel, familiares e os jovens LGBT+ que protagonizaram esse Projeto e finalizaram o Curso Empreendedorismo e Protagonismo Social.

O Painel principal do evento, cujo tema é Resiliência e Desenvolvimento Local – Um debate sobre o protagonismo e a cooperação de jovens rurais LGBT+, contará com as contribuições de Gláucio Gomes, Diretor de Desenvolvimento Adel; Aurigele Alves, Diretora de Programas Adel; Sabrina Santos, Jovem Empreendedora Rural e idealizadora da Flor do Sertão; Nohemy Resende, da Coordenadoria da Diversidade e Inclusão Educacional (Codin/ SEDUC), com mediação de Evilene Abreu, Diretora de Comunicação Adel.

Os painelistas vão debater sobre o protagonismo e a cooperação de jovens rurais LGBT+ em ambientes de alta resiliência. Como esses jovens conseguem a partir do empreendedorismo e do protagonismo contribuírem com o desenvolvimento de suas comunidades. Serão abordados os desafios, as oportunidades, iniciativas de organizações sociais e políticas públicas existentes no Estado que influenciam as escolhas e as possibilidades para que os jovens possam inovar, empreender e protagonizar mudanças para o desenvolvimento de suas comunidades.

Também estarão presentes Adriano Batista, Diretor Executivo Adel e a Gestora de Projetos Júlia Figueiredo, representando a Mais Diversidade e o Itaú.

Sobre o Projeto

O Projeto Diversidade e Empreendedorismo de Jovens Rurais integra as atividades do Programa Jovem Empreendedor Rural (PJER) e trabalha estratégias de fomento ao desenvolvimento de empreendimentos de negócios e de impacto socioambiental em meio rural, no contexto do semiárido do Nordeste brasileiro. Alia, ainda o acesso dos jovens beneficiados a conhecimentos, crédito, redes colaborativas e tecnologias. No cenário de forte hostilidade no qual jovens LGBT+ estão inseridos, a aliança entre empreendedorismo e protagonismo social cria alternativas reais de trajetórias para mobilidade social positiva e garantia de liberdades fundamentais. O projeto é realizado em parceria com o Itaú e a consultoria Mais Diversidade.

Compartilhar: