Tanques de pedra abastecem comunidades no sertão pernambucano

Macieli da Silva, 30, agricultora beneficiada na comunidade Exu, em Caetés/PE

Por meio das ações com foco em Segurança Hídrica do Programa Echosocial Ventos que Transformam, da Echoenergia (Grupo Equatorial Energia), implantamos 5 tanques em lajedos de pedra nas comunidades Quitonga, Laguinha, Exu e Vermelha, no município de Caetés/PE. Ao todo, 120 famílias são beneficiadas. Cada tanque instalado consegue armazenar até 30 mil litros de água da chuva.

Essa tecnologia social usa as rochas naturais, típicas da região semiárida, para transformá-las em grandes reservatórios de água. Os materiais utilizados na construção do tanque variam de acordo com as especificidades de cada lajedo, que passa a ser murado e toda a terra é retirada, deixando a pedra pronta para receber a água da chuva.  

Com a contenção da água na superfície desses lajedos, durante o período chuvoso, que ocorre geralmente entre os meses de março a julho, as famílias poderão usar o recurso hídrico por até 8 meses, fundamental para os períodos de estiagem do Nordeste brasileiro. A água irá abastecer de forma solidária e coletiva as famílias e animais das comunidades rurais.

As agricultoras e agricultores locais celebram a conquista. Para Adeildo de Melo, 55, morador de Quitonga, o tanque de pedra terá um impacto significativo para a comunidade. “Agora temos a oportunidade de acumular essa água da chuva e aproveitá-la no nosso dia a dia, ajuda muito na organização dos agricultores locais e para nossas criações, água é vida“, comemora.

Tiago Martins, 29, agricultor beneficiado na comunidade Vermelha, Caetés/PE

O tanque de pedra contribui de forma concreta para reduzir a vulnerabilidade de famílias rurais. Quando essas pessoas não possuem formas adequadas para o armazenamento da água, são obrigadas a se deslocar por longos percursos, a fim de obter o recurso para realização de suas atividades básicas.

Sobre o Programa

Por meio do Programa Echosocial Ventos que Transformam, já realizamos diversas ações com foco em Segurança Hídrica, como por exemplo, a construção de mais de 100 cisternas de placas na região dos municípios pernambucanos Caetés e Capoeiras, no ano passado. As ações fazem parte do Projeto Social da Echoenergia, financiado por meio do subcrédito do BNDES.

Os municípios atendidos caracterizam-se pelo clima semiárido. Nas comunidades rurais, milhares de famílias convivem com a escassez de água, ocasionada por diversos fatores, tais como a imprevisibilidade das chuvas e a ausência de tecnologias de captação e armazenamento. Assim, é crucial a ampliação da infraestrutura hídrica básica nessas comunidades, incluindo a organização dessas pessoas para que possam gerir esses equipamentos com viabilidade técnica, econômica e de forma sustentável.

O uso de tecnologias sociais de baixo custo é estratégico para a convivência com o semiárido e para provocar alterações no cenário da escassez de água para consumo humano e produção de alimentos. As tecnologias sociais de segurança hídrica são alternativas que ajudam a transformar a realidade do semiárido, contribuindo para uma melhor qualidade de vida da população.

Compartilhar: