Tecnologia do CEPFS é reaplicada na Adel

Nos dias 08 à 14/03, a Adel recebeu em sua sede em Pentecoste, o Sr. José de Anchieta Alves, conhecido como Sr. Tetinha, colaborador do Centro de Educação Popular e Formação Social (CEPFS), organização da Paraíba, que trabalha com organização comunitária, fundos rotativos solidários e com um modelo inovador de cisternas, com sistema de boia para lavagem do telhado e com uma bomba d’água, denominada “trampolim”, acoplada para facilitar a coleta de água sem contaminação.

A vinda do Sr.Tetinha ao Ceará teve como propósito capacitar os técnicos da Adel para construir cisternas de placa utilizando as inovações do CEPFS. Durante os 07 (sete) dias, ele visitou as famílias que receberão as cisternas, realizou oficinas para os técnicos da Adel e o pedreiro que ficará responsável pela implantação das cisternas.

Além destas atividades, ele participou da construção de uma cisterna na comunidade de Canafístula, Apuiarés/CE e apresentou as famílias técnicas simples e adequadas para que conquistem o acesso à água e, consequentemente, seus benefícios.

Família beneficiada

Segundo o Sr.Tetinha a vinda ao Ceará foi uma experiência bastante enriquecedora. “Avalio que foi muito boa à experiência, a viagem, a recepção, a hospedagem e principalmente a capacitação dos participantes. Percebi o quanto as famílias beneficiadas estão interessadas e espero que assim como na Paraíba estas famílias possam melhorar sua qualidade de vida”, comenta ele.

A reaplicação desta tecnologia do CEPFS faz parte do Projeto Convivência com o Semiárido realizado pela Adel em parceria com o Banco do Nordeste e apoio da União das Associações do Vale do Rio Canindé (UAVRC).

Compartilhar: